gestão de custos

Gestão de empresas e de custos: como colocar em prática

Ao abrir e gerir uma empresa, como saber se estamos fazendo uma gestão de custos eficiente? Como saber tudo o que engloba o controle de custos do nosso negócio? Sabemos que não é apenas cortar gastos e aumentar lucros, mas sim otimizar toda a operação, fazendo dos trabalhos mais rentáveis para o nosso negócio. E, para alcançar os objetivos, um sistema de gestão de negócios pode te ajudar.

A importância de cuidar dos custos da sua empresa está ligada à mortalidade dela

Cuidar dos gastos do seu negócio é extremamente importante, ainda mais em tempos de crise. A taxa de sobrevivência de empresas no Brasil, de acordo com o SEBRAE, é de 76% para empresas com até dois anos de atividade. Ou seja, 24% dos negócios criados deixaram de existir em até dois anos. Entre as principais causas do fechamento de uma empresa, estão o planejamento deficiente e a falta de acompanhamento dos rendimentos e gastos. Ou seja, uma grande parcela das empresas morrem simplesmente por não entenderem como funcionam seus gastos e lucros. Isso só demonstra a importância de um sistema de gestão de negócios.

O que a gestão de custos pode melhorar na sua empresa?

Criando um processo da gestão de custos da sua empresa, você vai deixar o seu negócio mais eficiente. Com estimativas reais de lucros e de gastos, além do controle do estoque, você pode melhorar a maneira como usa seu tempo e de seus funcionários, investindo no tempo disponível em atividades que possam render mais lucro. Além disso, com uma boa previsão de gastos, você pode se antecipar e saber o que vem pela frente em momentos de crise como esse que estamos passando, para que sua empresa não sofra e para que você não tenha que tomar atitudes drásticas, como demissão em massa ou até mesmo o fechamento total da empresa.

Mudança do mindset

Quando você investe em novas ideias, é necessário compartilhar isso com todos da empresa. Implemente uma cultura de contenção de gastos, explicando para a equipe as vantagens dos novos hábitos para a sobrevivência da empresa e para que os colaboradores sigam com você por muitos anos. Use materiais recicláveis, reduza consumo de papel ou busque novas utilidades para objetos já existentes na sua empresa. Além disso, entenda onde seu dinheiro é gasto e invista em modernização e em inovação, não só dos produtos, mas também dos seus funcionários.

Como colocar em prática uma gestão de custos

A primeira coisa que você tem que fazer é conversar com os gestores da sua empresa, explicando a importância de que tudo seja registrado no sistema de gestão de projetos. Com isso, você vai poder mapear as necessidades da empresa, incluindo os gastos e lucros. Com um bom controle e acompanhamento de tudo o que acontece na sua empresa, você vai estar entre os 76% de empresas bem sucedidas que conseguem sobreviver aos dois primeiros anos, alcançando o tão sonhado equilíbrio e sucesso.

Precisa de ajuda com o sistema de gestão de projetos da sua empresa? Entre em contato conosco, na NetSource, para que possamos te mostrar o Project Union – a ferramenta que mudará o rumo da sua empresa para melhor.