As primeiras revoluções industriais que tivemos no mundo mudaram a vida de todos, não só no âmbito pessoal, mas principalmente no profissional. Com produções em massa nas indústrias, linhas de montagem e serviços mais eficientes, além de máquinas mais inteligentes, os processos tecnológicos já não são mais os mesmos de antigamente. Depois, com a internet, a vida ficou ainda mais fácil – mas muitas empresas ainda encontram certas dificuldades na hora de otimizar seu tempo e seus processos.
O que é a Indústria 4.0?
Esse conceito está associado à quarta revolução industrial, que é a que vivemos hoje em dia. Com ela, a tecnologia vai melhorar a produtividade e aumentar lucros de maneira mais simplificada. Essa nova fase terá diversas tecnologias envolvidas, fazendo a conexão entre o mundo digital e o mundo físico ser ainda mais fácil e rápida. Essa Indústria 4.0 envolve tecnologias como Internet of Things, Inteligência Artificial (AI), armazenamento no Cloud, Big Data, robótica entre outros. Além disso, muda completamente o processo produtivo trazendo mais rapidez e eficiência.
E quais são as outras Indústrias anteriores a essa?
A Indústria 4.0 nasceu em 2011, na Alemanha, em uma feira de tecnologia com incentivo do governo alemão para aumentar a produtividade e a competitividade entre indústrias no país, recuperando investimentos externos e internacionais e trazendo mais indústrias globais. As outras revoluções aconteceram em 1700 (a primeira) com a descoberta do vapor, em 1800 (a segunda) com a eletricidade e em 1900 (a terceira) com a computação.
E como funcionam essas tecnologias?
Cloud é onde enviamos todos os dados para um único banco de dados, virtual, o que permite que possamos reduzir gastos com servidores e aumentar a eficiência, reduzindo o tempo gasto também. Já a Internet of Things permite conectar equipamentos pela internet para integrá-los em um único lugar por meio de softwares e sensores, sendo acessados remotamente e proporcionando mais agilidade e maior integração. Já o Big Data é um grande volume de dados, estruturados ou não, que pode avaliar desempenho, extrair informes e trazer resultados mais fáceis de serem analisados por gestores sobre a empresa na atualidade, de maneira rápida e precisa. Nesse quesito, a NetSource tem os melhores softwares para te ajudar a inserir a Indústria 4.0 na sua empresa, como o Project Union, uma plataforma de comunicação e gerenciamento de projetos.
E como adaptar a sua empresa à Indústria 4.0?
Você pode achar que essa adaptação exige muito tempo e dinheiro, mas a verdade é que empresas como a NetSource podem facilitar esse processo para você. Em ambientes altamente competitivos, ter um sistema que facilita a comunicação entre funcionários e gestores, além de análise de dados e gerenciamento de projetos, facilitará a adaptação da sua empresa à essa nova indústria que exige, cada vez mais, rapidez e agilidade, permitindo que todos os projetos sejam realizados com extrema qualidade, custo reduzido e maior lucratividade.
A NetSource pode te ajudar a implementar esse e outros sistemas na sua empresa. Quer saber como? Entre em contato conosco e peça mais informações!