N E T S O U R C E

Carregando

equipe

Em momentos de crise, os gestores de equipe podem ter algumas dificuldades em gerir seus times. Mas, nessa pandemia de COVID-19, liderar tem sido ainda mais difícil. É preciso estar atento e informado sobre seu time, sobre as mudanças no país e sobre os processos da empresa. Mas como adaptar tudo isso a essa nova realidade? Aqui damos algumas dicas.

Esteja informado – e mantenha sua equipe informada também

Quando todos do time tem acesso a informação de qualidade, o rendimento é melhor. Assim, procure fontes confiáveis para notícias e mantenha seus funcionários informados não somente sobre a situação da pandemia, mas também sobre a situação da empresa. Faça reuniões curtas semanalmente, mostrando como estão os números, onde podem melhorar e o que está indo bem. Faça adaptações e converse com o seu time. Isso deixará a todos mais motivados por saberem que fazem parte de algo importante.

Ofereça um bom ambiente de trabalho 

WhatsApp não é um bom lugar para comunicação de trabalho, então procure uma solução para a comunicação externa. Hoje em dia já temos diversas ferramentas para comunicação entre times, como Skype, Slack e Workplace. Busque uma ferramenta que permita que as equipes possam discutir projetos e que as tarefas estejam bem definidas. Além disso, ter um sistema de gestão de projetos é importante para que todos saibam as necessidades da empresa e possam trabalhar em suas funções normalmente. O Project Union, nosso sistema de gestão de projetos, pode ajudar a sua empresa a organizar as tarefas do dia a dia dos seus colaboradores, trazendo mais rendimento e menos burocracia na hora de resolver problemas.

Seja receptivo

Muitos funcionários podem estar passando por problemas em casa, com dificuldades no trabalho remoto ou preocupados com a atual situação mundial. Esteja aberto a conversas pessoais para ajudar esses colaboradores neste momento tão difícil. Como gestores, sabemos que a saúde mental dos funcionários é importantíssimo, e em tempos de tantas incertezas, é essencial que tenhamos um canal aberto com os colaboradores para que eles possam fazer seu trabalho da melhor maneira possível sem afetar sua saúde física e mental.

Ofereça as ferramentas necessárias

Pergunte se seus funcionários têm acesso a internet de qualidade, se tem mobiliário para trabalhar (como cadeiras e mesas de escritório) e, claro, se estão com os computadores oferecidos pela empresa. Ter as ferramentas essenciais para o trabalho ajuda no dia a dia e no rendimento, já que eles não terão que ficar buscando por soluções para os problemas que possam surgir. Com o Project Union, você pode gerenciar as atividades e tarefas, além de organizar documentação sempre atualizada para que nenhum dos seus colaboradores esteja trabalhando em documentos que já não são válidos ou que já foram atualizados. Em um só sistema, tudo que você precisa para a organização do seu time.

Incentive tarefas que não estão relacionadas a trabalho

Mande e-mails semanais com dicas de atividades divertidas, cursos para atualização do currículo, matérias com informações da área de atuação da empresa e opções para que os seus colaboradores possam se desconectar do trabalho após o fim da jornada. É importante ressaltar o equilíbrio entre a vida laboral e a vida pessoal, para que os funcionários saibam que você se importa com eles. Cuide da seu equipe da mesma maneira que você quer que eles cuidem da sua empresa.

Precisa de ajuda com informações sobre sistemas de gestão de projetos? Fale conosco hoje mesmo!

Posts Relacionados