N E T S O U R C E

Carregando

BI na Saúde

Em diversas áreas, ter a informação bem organizada e analisada passou a ser diferencial e determinante para o sucesso. Na área da saúde, o BI é isto e muito mais, mas quais são as vantagens de investir em BI na saúde? É o que você verá agora.

O que é BI na saúde?

O BI, conhecido como Business Intelligence ou Inteligência Empresarial, é um conjunto de processos de armazenamento e análise de dados que visam decisões mais assertivas e gestão eficiente. Na área da saúde, BI não é um sistema ou uma ferramenta, mas um conceito aplicado no dia a dia de uma instituição, como os consultórios.

Para entendermos melhor como funciona o conceito de BI na saúde, vamos destacar as três principais características:

Coleta de dados

Todas as informações do consultório são coletadas e armazenadas em um só lugar, para garantir a segurança dos dados e uma análise mais eficiente;

Organização e análise de informações

Após centralizar os dados, realiza-se  análises para melhorias, gargalos na gestão e produtividade dos profissionais;

Ações

Transformar os dados em informações úteis para todos, definindo ações com base em fatos;

E as vantagens são…

Já percebeu que eficiência é a palavra que mais aparece na hora de definir BI? É isto que sua empresa deve buscar quando for investir nesta inteligência. Então, veja as vantagens, a seguir.

Análise assertiva de dados

Se pensar somente na quantidade de fichas e prontuários dos seus pacientes, já dá para ter uma ideia do número de informações que sua empresa possui. Para gerir as informações com qualidade, é importante obter o BI na saúde. Assim, você consegue armazenar seus dados com segurança, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Qualidade na gestão em saúde

Uma boa análise gera qualidade na gestão, principalmente para profissionais que desejam mais agilidade e buscam fidelizar pacientes. A integração dos dados impacta em diagnósticos mais assertivos e uma organização de excelência.

Otimização de processos

Desde a marcação de atendimentos até a qualidade da gestão, o BI ajuda a otimizar processos de uma forma mais prática dando, assim, mais vantagens com relação à concorrência.

Prevenção de riscos

Além de identificar pontos de melhorias, o BI ajuda o profissional da saúde a verificar gargalos ou situações que podem se tornar problemas futuros. Com processos rápidos que identificam as falhas na gestão, você consegue tomar ações assertivas e melhorar o seu negócio.

Posts Relacionados