N E T S O U R C E

Carregando

Custo

A gestão de custos de projetos não serve somente para a organização financeira da empresa. Ela também possibilita um olhar mais aprofundado sobre os negócios. O gestor financeiro não deve focar apenas no dinheiro que entra ou sai no final do mês. É importante obter o controle sobre todos os aspectos que envolvem os custos da empresa.

Já sabemos que a gestão de custos é o gerenciamento inteligente de todos os gastos de um negócio, podendo ser bem feitos ou não. Com eficiência, a gestão de custos permite ao empreendedor identificar oportunidades de investimentos,  aumentar a margem de lucro, tomar decisões estratégicas com mais consciência e muito mais.

E quando há a falta de gestão dos custos, o que ocorre com os negócios? Saiba quais são os principais erros cometidos na gestão de custos (e os impactos disso), que sua empresa não deve cometer.

Os erros mais comuns

Não reconhecer os custos 

Pode te deixar numa grande cilada. Saber o que sai e o que entra é importantíssimo! Melhor ainda é ter controle dos chamados gastos “invisíveis”. Aqueles gastos considerados menos importantes, como os custos relacionados ao desperdício ou às perdas de produtividade, acabam comprometendo o sucesso de metas, por exemplo. Cuidado!

Negligenciar o preço dos produtos/serviços 

Desequilibra o negócio e não te dá o resultado esperado. A gestão de custo precisa estar de “mãos dadas” com a formação dos preços. Muitos profissionais priorizam o valor para o mercado e esquecem das despesas realizadas durante todo o processo. Erro fatal!

Confiar no dinheiro a receber 

É o mesmo que “comprar fiado”. Não dá para contar com um dinheiro que ainda não é seu. É claro que é necessário fazer previsões e ter estimativa de valores que entrarão no futuro, porém realizar um investimento contado com este dinheiro é muito perigoso. Se o valor esperado não chegar no caixa, as consequências podem ser severas. Não se iluda!

Falta de investimentos em tecnologia 

O seu negócio pode, simplesmente, ficar para trás. Se não tiver tecnologia que te ajude nos cálculos, acabará perdendo tempo e dinheiro. Aliás, quem confere e conta todos os dados que envolvem uma organização em um único dia? Existem sistemas de gestão que tornam o trabalho do gestor financeiro mais ágil, fácil e com mais segurança. Invista, sem medo!

A gestão de custos não é somente sobre os gastos, mas investimentos. Olhar para o todo, analisar mais de uma possibilidade e também usar tecnologia que combina com o seu negócio é o segredo para não errar na gestão dos custos da sua empresa.

Posts Relacionados