Considera-se um gargalo de produção qualquer obstáculo que possa influenciar negativamente na produção, tornando-a mais demorada e custosa. Por isso é preciso investir em diversas ferramentas, desde o mapeamento dos processos existentes (identificando as entradas e saídas) e também, implementando o uso de modernos softwares de controle do fluxo de trabalho.

Para te ajudar nisso, veremos como eliminar os gargalos de produção aumentando a eficiência da Gestão dos Projetos.

Crie um mapa do processo de produção

O processo produção tem muitas etapas, e todas precisam atender a padrões de qualidade além de cumprir prazos. Esse processo de produção pode variar bastante de acordo com cada empresa, mas, em todas, é preciso conhecer com clareza cada passo produtivo. Para isso é importante contar com um sistema que controle todas elas.

Então, identifique as entradas e as saídas dos documentos, projetos, fluxo de caixa, fornecedores, insumos e todos outros componentes do processo (máquinas, pessoas etc.).

Tenha uma representação visual do processo

Para otimizar seu mapeamento e torná-lo ainda mais compreensivo, é indicado que se crie um gráfico para o acompanhamento das atividades.

Basicamente, seria uma representação visual do processo, em que cada etapa é ilustrada com símbolos geométricos, linhas e palavras.

  • Grafico de Gantt: Com o desmembramento das tarefas do projeto em tarefas menores fica muito mais fácil visualizar o que deve ser feito, quando e por quem.
  • Gráfico de Colunas, Linhas e/ou Pizza: O gráfico de coluna apresenta indicadores dos setores ou projetos distintos, o gráfico de linha é interessante para uma representação evolutiva ou financeira, já o gráfico de pizza é muito bom para a visualização de um todo, a participação de cada elemento.
  • Barra de Progresso: Esse gráfico é de fácil entendimento e muito útil para a apresentação da evolução do progresso de um projeto.

Você pode utiliza-los em separado ou em conjunto que é o mais indicado para um melhor acompanhamento e performance.

Identifique os problemas e suas causas

Após mapear e desenhar todo o processo, fica muito mais fácil identificar os gargalos de produção que devem ser eliminados. Seu objetivo é identificar as principais causas para os problemas que existem, seja no processo de produção ou em qualquer outra atividade.

Bons softwares podem ajudar

De fato, é importante contar com o auxílio da tecnologia para eliminar os gargalos de produção.

Hoje em dia, existem modernos softwares de gestão de projetos capazes de facilitar a condução dos diversos recursos (humanos, materiais e financeiros) envolvidos. Com eles é possível ter um maior controle das tarefas, tomada de decisões, eliminar ruídos da comunicação e monitorar continuamente os resultados obtidos.

É crucial, entretanto, saber escolher um sistema realmente funcional, que se adéque ao tamanho e ao segmento do seu empreendimento.

E aí, gostou do nosso artigo? Continue lendo 5 dicas para otimizar o planejamento de projetos