Processos colaborativos: 4 dicas para melhorar a comunicação da equipe

Processos colaborativos: 4 dicas para melhorar a comunicação da equipe

Em uma empresa, nenhum resultado é alcançado de forma individual. Há necessidade de diversas pessoas, com empenho e competências complementares, para que os objetivos sejam atingidos de acordo com o desejado. Nesse contexto, os processos colaborativos ganham destaque.

Para ficar claro, pode-se afirmar que esse processo refere-se à soma dos esforços dos profissionais, esquecendo posições hierárquicas, para que determinado objetivo seja conquistado. Em outras palavras, todos assumem a responsabilidade pelo sucesso!

Em meio aos processos colaborativos, a adequada comunicação é muito importante. É indispensável que todos entendam o que deve ser feito e como, e os seus respectivos papéis. Confira, agora, quatro dicas para melhorar a comunicação da equipe.

1. Incentive a liderança nesse sentido

A melhoria deve começar pelo comprometimento da liderança. Sem isso, por melhor que seja o plano, poucos resultados serão alcançados. Cada líder, incluindo o CEO, deve dialogar adequadamente com os subordinados, eliminando espaços para rumores e conflitos.

Tenha em mente que todo líder é um protagonista, alguém visto e imitado pela sua equipe de funcionários. Assim, quando ele se compromete com o assunto, todos os seus liderados inclinam-se para fazer o mesmo. O líder deve ser o exemplo que deseja ver no time.

2. Implemente novos canais para comunicação

Para que haja comunicação, é preciso de um canal que leve a mensagem do emissor ao receptor de forma ágil e eficiente. Além dos canais mais tradicionais (como e-mail, mural de recados e caixas de sugestões), é possível destacar:

  1. sistemas especializados;
  2. aplicativo mobile;
  3. intranet;
  4. TV corporativa.

Para definir o que mais se adéqua à empresa, é importante considerar o perfil dos próprios funcionários, a cultura interna e o orçamento disponível. Bons canais podem fazer toda a diferença na comunicação, desde que a equipe disponha-se a utilizá-los.

3. Faça reuniões e dê feedbacks

As reuniões de trabalho são importantes aliadas, garantindo que todo o time fique alinhado quanto ao que deve ser feito, mas é preciso planejar tudo o que precisa ser abordado com antecedência e criar um checklist. Assim, é possível manter o foco.

Também é preciso saber dar bons feedbacks, falando sobre os pontos positivos (elogios) e negativos (críticas construtivas). Caso esse retorno não seja direcionado a todo o time, mas apenas a um profissional, é importante que seja feito em particular.

4. Elimine os gargalos que atrapalham

Um gargalo é um obstáculo, algo que interfere no alcance de determinado objetivo. Na comunicação, também se pode interpretá-lo como “ruído”. É importante identificar e eliminar o que tem atrapalhado a comunicação.

Veja, agora, quatro principais ruídos:

  1. físicos: trânsito, volume alto do som etc.;
  2. fisiológicos: cansaço, calor extremo, fome etc.;
  3. psicológicos: mente vagante;
  4. semânticos: níveis diferentes de conhecimento.

Imagine que marcou uma reunião após o expediente de trabalho, quando todos estão cansados e famintos — é possível que os resultados não sejam os melhores, especialmente no que se refere à retenção das informações.

Estas são as principais dicas! Então, não deixe de ser o exemplo, implementar novos canais de comunicação, eliminar os gargalos e dar bons feedbacks. No final, não só a equipe, mas todo o empreendimento será beneficiado.

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