Uma das maiores dificuldades relacionadas à gestão de custos no gerenciamento de projetos é o controle ideal de custos. Geralmente é onde as empresas mais se perdem.
É muito comum um projeto sair mais caro do que o orçado inicialmente justamente pela dificuldade que os gestores de projeto tem de medir e controlar os custos do mesmo.
Por isso seguem algumas dicas:
- Em primeiro lugar defina o que vai ser feito e o que será necessário adquirir, sublocar, contratar serviços de terceiros e etc.
- Depois com o plano definido é o momento de estabelecer prazos, volumes de entrega e tempo total para o projeto.
- Agora é o momento de estabelecer custos com base no que foi levantado nas duas etapas anteriores.
Ainda que um bom gerente de projetos tenha seguido todos estes passos acima no desenvolvimento da gestão de custos, ainda podem ficar algumas coisas definidas digamos “no olhômetro”, por isso, levar em consideração trabalhos anteriores é muito importante neste momento.
Para que se possa ter uma resposta mais assertiva no que se refere a dizer se um projeto realizado anteriormente, seus custos foram bem medidos, é interessante trabalhar com um sistema de gerenciamento de projetos no qual poderá gerar relatórios e gráficos que te auxiliará nesta medição.
Para conhecer o Project Union Sistema de Gerenciamento de Projetos leia: Apresentação Project Union