Sem uma boa gestão financeira, a manutenção e os investimentos futuros do seu consultório ficam comprometidos. Sabemos que o objetivo principal de um consultório odontológico é cuidar da saúde bucal dos seus pacientes, porém você não deve esquecer que ele também é uma empresa.
Geralmente, é o próprio dentista quem faz essa gestão, sem possuir formação em administração ou contabilidade. Para isso, é necessário compreender e organizar as tarefas referentes aos assuntos administrativos e financeiros. Ainda que seja de uma forma simples, isso é essencial para o sucesso do seu consultório.
Saiba quais são os principais pontos que você deve considerar para fazer uma boa gestão financeira do seu consultório.
Fluxo de caixa detalhado
O fluxo de caixa é muito importante, pois garante o controle de todos os movimentos financeiros do seu consultório. Requer atenção diária, uma vez que você precisa acompanhar todos os gastos e as entradas de dinheiro da sua empresa. Tudo deve ser minuciosamente registrado.
Dessa forma, você poderá garantir futuros investimentos no consultório e evitar problemas durante possíveis períodos de redução de receitas.
Despesas pessoais devem ser separadas
Um erro frequente que costuma acontecer nos negócios é misturar as finanças pessoais com as da empresa. É comum consultórios serem administrados nas contas pessoais dos dentistas, que também são seus gestores. Entretanto, misturar as duas coisas é sinônimo de problemas a médio ou longo prazo. Ainda que o lucro seja do gestor, ele precisa saber exatamente quais são as entradas e as saídas de capital da empresa.
Uma boa ideia é pagar o seu próprio salário, na mesma data em que paga os demais colaboradores. Assim, poderá visualizar com clareza os resultados da sua empresa, sem contar a sua parte pessoal.
A tecnologia pode ajudar você
As ferramentas tecnológicas têm se tornado bem mais acessíveis, nos últimos tempos. Trazem mais praticidade para diversas tarefas cotidianas e para todos os tipos de negócios. Isso inclui excelentes possibilidades para substituir o controle financeiro feito manualmente ou através de várias planilhas, que podem gerar complicações.
Muitas tarefas necessárias para o registro financeiro do seu consultório podem ser feitas de forma automática por um software de gestão. Automatizar os processos evitará erros e retrabalhos, além de possibilitar a obtenção rápida e fácil de relatórios que darão uma visão mais completa sobre a situação do seu consultório.
Assim, o gestor terá menos trabalho e os possíveis erros no lançamento dos valores no fluxo de caixa serão praticamente eliminados. Além de todos esses benefícios, o maior deles é que você terá mais tempo disponível para se dedicar à sua meta principal: prestar um atendimento primoroso aos seus pacientes.
Este post foi publicado por A&P WEB