Além da necessária preocupação com a economia do consumo de recursos naturais, em tempos de crescente competitividade, incertezas econômicas e inflação no valor de produtos e serviços, nada mais adequado do que buscar uma redução de gastos em sua empresa. Que tal começar a diminuir os gastos com tinta e papel nas impressões?

Quando imprimimos algo, além do papel, também gastamos uma quantia considerável de tinta, principalmente se a impressora não estiver configurada corretamente. Um equipamento mal regulado, em conjunto com uma página com bastante caracteres, pode esvaziar sua tinta em pouco tempo. Tudo isso é gasto que você poderia evitar.

Digitalize os documentos

Reduza o gasto com papel em sua empresa por meio de processos administrativos digitalizados. Gerencie seus arquivos digitalmente. Isso vai ajudar a economizar espaço naquelas famosas salas de arquivos de documentos. Essa alternativa também é mais segura pois estes arquivos estarão salvos num banco de dados dentro de um servidor privado ou público.

Escolha uma fonte econômica

Pouca gente leva isso em consideração na hora da impressão, mas saber qual fonte utilizar é uma ótima maneira de evitar o desperdício de tinta. Letras menores e finas consomem menos do que aquelas que possuem mais detalhes ou são muito grandes e sobrecarregadas. Para isso, evite o excesso de negritos e caracteres espessos.

Evite imagens

Imagens consomem em geral muita tinta, opte pela utilização de mais texto que imagens. Selecione e trabalhe somente com o que for necessário.

Além da tinta, também é preciso se lembrar de outro elemento que consome bastante durante a impressão: o papel. Se a fonte utilizada para impressão é grande, ou ocupa muito espaço, certamente gastará mais papel. Por isso pense bem no momento de escolher a fonte e os espaçamentos de seu documento.

Faça operações virtuais

Sempre que for possível, faça operações virtuais. Tenha um banco de arquivos de documentos digitais. Quando precisar que outra pessoa tenha acesso a determinado documento, envie-o por e-mail ou através de algum software de gerenciamento de documentos. Evite imprimir! Para os casos onde seja realmente necessário a impressão de um documento, uma aplicação que permite a você gerenciar as impressões em sua empresa e assim poder controlar todos os gastos, é uma mão na roda.

Esse tipo de sistema permite que você saiba o quanto está gastando com impressões e assim poderá controla-las.

O Software ArpPrintServer permite você controlar o custo por página impressa, pelo formato de papel e pela cor utilizada na impressão. Ele também gera relatórios de impressões por usuários, por projetos e por setores da empresa. Atuando como inibidor de impressões desnecessárias, assim fazendo com que a empresa tenha uma economia de quase 60% com impressões.

Gostou? Conheça mais sobre o ArpPrintServer.