Gestão de Projetos à distância

Produtividade na empresa: como escalar processos dos funcionários?

Voltado para resultados e extremamente competitivo, é importante que o pensamento de uma organização esteja direcionado para o famoso “fazer mais com menos”. Para isso, muitos gestores estão utilizando a economia de escala para aumentar a produtividade na empresa e garantir o progresso da mesma.

A economia de escala é o processo de aumento de uma determinada atividade, sem que isso signifique um aumento proporcional no custo para a empresa. Ou seja, significa organizar melhor o processo produtivo a um ponto que equilibre a redução dos custos com o incremento de bens ou serviços que impactem na melhoria contínua da gestão como um todo.

Para tanto, é fundamental que o gestor perca a visão de borda dos processos e passe a trabalhar em cima de uma visão global, deixando as atividades operacionais para o corpo de colaboradores competentes e atuando junto às decisões estratégicas do negócio.

A economia de escala e o ganho de produtividade em empresas de Tecnologia da Informação

Um dos nichos em que a economia de escala surte efeito significativo é na Tecnologia da Informação. A aliança entre antigos processos com novas soluções tecnológicas vem fazendo com que empresas aumentem sua produtividade, impactando diretamente nos resultados financeiros e forma de gestão de projetos à distancia.

Isso porque, em posse de dados coerentes mais rapidamente, todo o processo envolvido na gestão da informação torna-se mais simples.

À medida que um dado qualificado chega mais rápido ao conhecimento da equipe, esta pode tomar uma decisão mais acertadas e utilizar toda a informação que tem para fazer pequenos ajustes de rota que favorecem o resultado final. Além de diminuir a probabilidade de erros, isso aumenta a transparência dos processos e significa ganho em produtividade na empresa.

Se parece pouco claro para você como fazer isso dentro do seu ambiente empresarial, separamos algumas tecnologias que estão trazendo a economia de escala para a rotina de organizações de TI. Confira:

Mobilidade

Quase todo mundo tem um celular e está conectado a internet quase 24 horas por dia, o que acaba gerando uma mudança comportamental significativa no mercado consumidor.

As pessoas compram, trocam e declaram interesses a todo momento, fazendo da web uma grande fonte de informações para saber o que os seus consumidores desejam — o que otimiza a captação de dados e aumenta a assertividade na hora de impactar essas mesmas pessoas com novas ofertas.

Big Data

O Big Data é um grande conjunto de dados armazenados e baseados em cinco premissas básicas: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

A partir destes dados, que podem ser provenientes das mais diversas fontes — inclusive o mobile, como citado acima —, empresas estão ganhando maturidade em informação, pautando suas decisões em argumentos sólidos e ganhando vantagem competitiva, já que trabalham com um tempo de entrega muito menor do que os concorrentes.

Business Intelligence

Atrelar inteligência à tomada de decisão é o que torna o Business Intelligence um processo tão rico no ganho de produtividade na empresa.

A partir da coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações que rondam o macro e microambiente empresarial, é possível determinar teorias e estruturar processos que fazem de um grande conjunto de dados, informação útil na elaboração de decisões estratégicas junto ao gerenciamento de projetos.

Metodologias ágeis de gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos vem sendo constantemente adaptado, dependendo do meio em que é aplicado. Na área de Tecnologia de Informação fala-se bastante sobre as metodologias ágeis, que identificam e eliminam sistematicamente desperdícios, trazendo ganhos em cronograma e evitando reclamações diante da entrega final.

Uma dessas metodologias mais conhecidas é o Scrum, que tem como objetivo o fortalecimento do trabalho em equipe, usando como indicador a velocidade da entrega e não o número de horas trabalhadas, por exemplo.

Agora que você já sabe como o escalonamento de processos tem um impacto direto na produtividade na empresa, pode começar a se movimentar para encontrar as soluções que melhor se encaixam ao seu fluxo de trabalho.

Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades sobre soluções que facilitam o seu dia a dia empresarial!