O coração de uma empresa pode ser seu setor comercial, afinal, é ele sustenta toda a estrutura. Mas o planejamento financeiro tem uma importância fundamental, pois distribui adequadamente os recursos financeiros. Ele determina quais os setores prioritários e organiza as finanças para garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Quer saber mais sobre a criação de um planejamento financeiro efetivo? Fique atento aos tópicos que abordamos neste artigo!
O que é o planejamento financeiro?
Ele é uma ferramenta fundamental da administração de um negócio, que conduz a sua organização financeira tomando por base:
- o presente, analisando a situação financeira atual da empresa para ter um Norte inicial para suas ações;
- o passado, observando resultados anteriores para promover mudanças importantes, como cortes de gastos;
- o futuro, determinando objetivos para que não haja problemas financeiros nos próximos anos;
- o caminho para o futuro, apontando as estratégias para alcançar os objetivos traçados.
Quem faz o planejamento financeiro da empresa?
Ao contrário do que se pode pensar, essa decisão não é papel única e exclusivamente do gestor financeiro da empresa, ou de um único setor.
Os objetivos estratégicos são, sim, decididos pela administração da empresa, reunindo os principais gestores. Mas é preciso conseguir aderência de todos os funcionários, incluindo chefias e áreas operacionais.
Portanto, quando o planejamento financeiro global determinar as premissas a serem seguidas, cada setor precisa ser envolvido, definindo a produtividade necessária, as atitudes a serem tomadas e se comprometendo a participar dos resultados.
Assim, há uma primeira parte do planejamento, centralizada, que prevê os objetivos e os recursos necessários para alcançá-los: essa é papel dos gestores. Por outro lado, a segunda parte — que define como alcançar tais metas e quais as estratégias e posturas a serem tomadas — é das equipes e de suas supervisões.
Quais os fundamentos de um planejamento eficiente?
Para que esse planejamento seja, de fato, aplicável e ideal para atender às demandas da empresa, ele não apenas deve levar em consideração desejos e perspectivas isolados. É preciso contextualizar tudo isso, observando o mercado, posicionando a empresa perante a concorrência e olhando para onde apontam os ventos da economia.
Portanto, tome nota dos passos para preparo do planejamento financeiro de sua empresa:
1. Analise a situação financeira
Comece entendendo onde a empresa está. Somente assim é possível desenhar os próximos passos. Essa avaliação compreende seu endividamento, sua situação junto a bancos e financeiras e todos os recursos de que dispõe.
Caso possua saldo em investimentos, é importante avaliar sua rentabilidade para buscar possíveis alternativas com melhor retorno.
Verifique as obrigações da empresa, seu histórico de pagamentos e o controle de fluxo de caixa, observando se as entradas estão cobrindo essas obrigações sem precisar usar crédito bancário ou sem pagar juros por atraso.
2. Avalie os fatores externos
Depois de olhar para dentro de casa, vale observar o mercado. Isso inclui analisar:
- concorrentes, verificando portfólio, boas práticas e possíveis ameaças para planejar ações estratégicas a respeito;
- clientes, avaliando indicadores como ticket médio e churn rate (taxa de saída de clientes de sua base) e propondo ações para aumentar sua base de clientes e melhorar a fidelização dos que já estão ativos;
- fornecedores, revendo contratos e buscando melhores condições de prazo ou descontos para melhorar seu fluxo de caixa.
3. Trace objetivos financeiros e operacionais
Ciente do cenário atual — interno e externo —, é hora de traçar os caminhos a seguir. É importante definir ações internas para seus resultados operacionais (aqueles que são resultado direto do seu negócio) e para seus resultados financeiros, que são seus investimentos.
4. Projete cenários
Por fim, verifique aonde seus objetivos vão levar a empresa: esse é o cenário onde quer estar ao final do próximo ano? Se sim, ótimo! Seu planejamento está pronto. Do contrário, reveja as estratégias e procure pontos de melhoria para alcançar os resultados esperados.
Não esqueça do importante ponto de engajar seu corpo de funcionários. Sem eles, não há planejamento que se concretize. Portanto, é importante trabalhar sua motivação e senso de pertencimento.
Agora, parta para o primeiro rascunho do seu próximo planejamento financeiro. A prática trará melhorias e oportunidades. Saiba mais sobre organização empresarial e sua importância em um artigo especial a respeito! Boa leitura!