N E T S O U R C E

Carregando

Segurança de dados

A segurança de dados é um dos pilares das empresas modernas. Ela também tem grande importância na nossa relação com o meio virtual. Garantir a segurança das informações confidenciais sobre atividades da empresa, dos funcionários, fornecedores e sobretudo dos clientes deve ser uma preocupação real por parte do gestor. Sofremos uma enorme exposição ao preencher formulários, responder a questionários na internet, bem como ao acessar as redes sociais,.

Por isso, a segurança de dados desenvolve estratégias que todos devemos seguir para nos proteger de criminosos. Isso começa pelo controle no uso de computadores de uma empresa pelos funcionários, a atualização de senhas de acesso de e-mails ou redes sociais. Esse artigo pretende mostrar a importância dessa ferramenta e como ela funciona. Quer saber mais? Continue a leitura.

Importância da segurança de dados para a gestão de negócios

Atualmente, realizamos grande parte da gestão de negócios por meio eletrônico. O constante avanço da tecnologia no setor possibilita softwares cada vez mais modernos e indispensáveis para as empresas. Embora seja um estímulo para o crescimento, os riscos são reais.

Falando em números, 94% das organizações em todo o mundo afirmam ter sofrido ataque cibernético com impacto nos negócios em 2020. O relatório “The Rise of the Business-Aligned Security Executive”, encomendado à Forrester Consulting pela Tenable, empresa de segurança da informação, mostra estes resultados. Para a pesquisa, foram envolvidos mais de 800 líderes globais de negócios e de segurança cibernética, incluindo 59 brasileiros.  

Entre os impactos sofridos estão o comprometimento de informações sobre clientes. Portanto, uma falta grave e que pode acarretar em prejuízos marcantes para a história da empresa. E, diante desse quadro, dá para entender que a segurança de dados é fundamental para o funcionamento de um negócio.   

Como age a segurança de dados?

A segurança de dados permite construir políticas e métodos que são aplicados na circulação de dados confidenciais. Cabe ao departamento de Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC) de uma empresa controlar os dados. Mas quais são as estratégias usadas? Muitas vezes, se instalam programas para garantir que os computadores serão usados somente para fins de trabalho. Além disso, se deve garantir que os funcionários não baixem nenhum outro tipo de programa no computador. Muitas empresas preveem punições rigorosas para os funcionários que quebrarem as regras de uso das informações. 

Em um ambiente individual, a segurança de dados também está prevista principalmente no acesso às redes sociais. Dessa forma, é importante investir em um bom antivírus, trocar sempre a senha de acesso e evitar utilizar redes públicas na hora de acessar redes pessoais. 

Conclusão

Então, não dá para negar que a tecnologia é uma grande parceira dos negócios e da nossa vida. Mas é preciso saber utilizar os recursos de maneira que não coloque em risco os nossos projetos. Agora que você entende um pouco mais de como funciona a segurança de dados, siga as recomendações e não seja mais um na mira dos criminosos. 

Posts Relacionados