N E T S O U R C E

Carregando

Como acompanhar o trabalho remoto

Embora as empresas tenham solucionado a impossibilidade de funcionar presencialmente, devido a pandemia da Covid-19, elas se viram com um novo desafio. Os gestores precisaram criar métodos para que pudessem acompanhar o trabalho remoto e, dessa forma, garantir a manutenção do desempenho da equipe.   

Nessa leitura, você vai ter dicas sobre como acompanhar o trabalho remoto e como oferecer estrutura e ferramentas adequadas para o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Confira os principais pontos a seguir. 

Dicas para gerenciar o trabalho remoto

No seu artigo publicado em 2020, na Isto É Dinheiro, o diretor de operações da ICTS Protiviti, Fernando Scanavini afirma que capturas de tela de computador, monitoramento de sites visitados ou até fazer fotos com a webcam para assegurar que o funcionário está de fato no computador são métodos ultrapassados.

Trata-se de uma falsa sensação de objetividade, pois verificam apenas as atividades nas ferramentas de produtividade e não as capacidades pessoais de quem está trabalhando.

Por isso, vamos te mostrar estratégias que garantem a produtividade e segurança da empresa, conforme a lei e assegurando a privacidade dos funcionários, sem deixar de lado o bem-estar da equipe. Veja:

Crie uma cultura de responsabilidade

Pode parecer clichê, mas vestir a camisa da empresa é muito importante quando se está em home office. Por isso, a empresa precisa estimular a autonomia, direcionando o trabalho de cada funcionário e mostrando a importância de todos assumirem suas próprias responsabilidades.

Faça um manual com práticas para trabalho remoto

O manual deve conter boas práticas do trabalho remoto e deixar clara a existência do monitoramento. O texto precisa informar se é necessário cumprir a carga horária ou se o mais importante é entregar os resultados. Dessa forma, no manual, se considera questões como o direcionamento de condutas em determinadas ações, as responsabilidades do funcionário ou do gestor e indicadores de desempenho.

Realize reuniões periódicas, mesmo que seja online

As reuniões são estratégias excelentes de monitoramento da produtividade e do estado de cada colaborador. Deve ser aberta para a participação em duas vias, para cada um expressar suas impressões e expectativas a respeito do trabalho. São ótimas oportunidades também para entregar novas atribuições aos funcionários que estão em trabalho remoto.

Acompanhe indicadores para o monitoramento do trabalho remoto

Um software de gestão que atenda essa necessidade é muito vantajoso. Ele permite atualizar em tempo real online todas as atividades e mostra o que precisa ser corrigido e incentivado. Com um software a análise fica mais completa e assertiva. Mas se não está nos seus planos fazer esse investimento, uma tabela é suficiente para ter uma ideia básica sobre os indicadores. Nível de produtividade, engajamento de cada um, além da prospecção, retenção e satisfação dos clientes são os pontos que podem nortear o acompanhamento.

Trabalho remoto no mundo: pesquisa revela esforço das empresas em transformação digital em curto prazo 

Para entender o que a população pensa sobre o futuro do trabalho após os impactos da pandemia, a Salesforce, empresa especializada em ferramentas de CRM, realizou o estudo “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho”, para o qual ouviu mais de 20 mil pessoas na Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão, Índia, Singapura, Nova Zelândia, Reino Unido, Austrália e França. Só no Brasil, 2 mil pessoas foram entrevistadas.

Entre outros resultados, a pesquisa mostrou que 57% dos profissionais afirmaram que poderiam permanecer trabalhando de forma remota se a empresa oferecesse uma tecnologia melhor. Embora pareça um dado negativo, a análise do general manager da Salesforce no Brasil, Fábio Costa, é esperançosa, porque “reflete o esforço das empresas para fazer o trabalho remoto viável em um prazo muito curto”.

Conclusão

O trabalho remoto trouxe a discussão sobre o preparo das empresas e o relacionamento com os seus funcionários. A aposta em estratégias que priorizem a produtividade e o bem-estar se mostrou mais eficaz, deixando de lado métodos unicamente fiscalizadores. Com as nossas dicas, temos a certeza que a sua equipe, mesmo à distância, vai continuar colaborando para o crescimento da sua empresa. 

Posts Relacionados