N E T S O U R C E

Carregando

O provedor em nuvem é, entre as novas tecnologias de comunicação e informação, uma das que mais revolucionaram a gestão de negócios. Com ele, os dados armazenados pela sua empresa não ficam presos a um ou outro computador. Quando se diz que eles ficam guardados na nuvem, quer dizer que eles estão na internet, mas não soltos para qualquer pessoa acessar. Pelo contrário, estão muito mais seguros do que no computador do escritório.

Mas alguns gestores ainda têm muitas dúvidas na hora de fazer a migração do analógico para o digital. Inclusive porque, como não depende de uma estrutura física, uma empresa pode prestar o serviço de computação na nuvem de qualquer lugar do mundo. Mas será que vale a pena? Nem sempre.

O que é um provedor em nuvem e quais as vantagens?

Primeiramente, se você ainda não domina o tema, vale entender melhor o que é a computação em nuvem e os benefícios dela para a organização empresarial. Ela consiste no uso de um software de gestão ou de um servidor que ficará responsável por armazenar todos os dados da empresa. De cadastros dos funcionários, passando pelos registros dos clientes, até mesmo todos os dados sobre vendas e a parte financeira. Os benefícios desse tipo de tecnologia são vários:

Aumento da capacidade

Um provedor na nuvem pode armazenar uma quantidade praticamente ilimitada de informações, que não caberia no sistema físico da empresa. Até porque a internet, hoje em dia, gera um volume praticamente infinito de dados que são coletados, armazenados e analisados pelas empresas.

Flexibilidade e mobilidade

Com o provedor na nuvem, os dados da sua empresa podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar. Algo fundamental num contexto no qual o cliente também é digital e assim, se tiver um problema à noite ou no fim de semana, quer que ele seja resolvido na hora.

Segurança

Com tanta informação armazenada pela sua empresa, nem é preciso dizer que a segurança é fundamental. Dados estratégicos ou relacionados ao clientes, se caírem nas mãos de criminosos, podem gerar vários problemas. No provedor em nuvem, tudo é criptografado, o que faz com que as informações estejam mais protegidas contra ataques virtuais, por exemplo, do que no computador da empresa.

Redução dos custos

O provedor em nuvem pode ser bem mais econômico que a implantação, a manutenção e ampliação da estrutura física de armazenamento.

Automação

O sistema ainda desempenha algumas funções de maneira automática, o que reduz a dependência do ser humano e evita falhas.

Agora que você já compreendeu o que o provedor em nuvem pode fazer para a sua empresa, é hora de entender melhor qual tipo de serviço contratar.

Afinal, provedor em nuvem nacional ou estrangeiro?

Uma empresa de tecnologia brasileira pode oferecer o serviço em nuvem para clientes de qualquer lugar do mundo. E vice-versa. Até porque o fato de ele ser prestado pela internet faz com que não haja nenhum limite físico. Com isso, a quantidade de fornecedores que um gestor pode escolher é enorme. Sem falar no preconceito de alguns que mantém aquela cultura do “o que vem de fora é melhor”.

Caso você seja um desses gestores, saiba que você está enganado. Primeiro, porque o Brasil é bastante evoluído nesse aspecto e conta com serviços de excelência. Segundo, porque contratar um provedor nacional tem várias vantagens:

Suporte no idioma local

Você e todos os funcionários são fluentes no idioma do prestador de serviço estrangeiro? Se a resposta for sim, o problema está resolvido. Se for não, esse é um dos motivos para você contratar um provedor nacional e contar com suporte em português.

Pagamento na moeda local

Caso você contrate um provedor dos Estados Unidos, por exemplo, provavelmente fará o pagamento em dólar. O que, quando se considera que o real é uma moeda, normalmente, desvalorizada, pode fazer com que o serviço saia bem mais caro.

Segurança

Não que os provedores estrangeiros sejam menos seguros. Mas, com certeza, os nacionais estão mais alinhados inclusive com as leis que tratam da proteção de dados no Brasil.

Velocidade

Quando o servidor do prestador de serviço está no Brasil, obviamente a troca de informações entre a sua empresa e ele é mais rápida, o que garante um melhor funcionamento do serviço.

Por fim, fica claro que ter um serviço de computação da nuvem pode revolucionar o funcionamento da sua empresa. E que, para isso, não é preciso contratar alguém que está do outro lado do mundo. Quer colocar sua empresa de vez no mundo digital? A Netsource te ajuda.

Posts Relacionados