N E T S O U R C E

Carregando

gestão de clínica odontológica

Sabemos que o foco principal dos profissionais de odontologia está em sua capacitação técnica. Nesse sentido, manter seus conhecimentos atualizados é essencial para se manter competitivo em uma área que sempre está mudando. 

Porém, fazer uma boa gestão de é igualmente importante para o sucesso profissional. Ter métodos claros e manter uma rotina de organização farão a diferença no seu trabalho diário e na satisfação dos seus pacientes.

Preparamos este post com algumas dicas e as melhores práticas para você usar na gestão da sua clínica odontológica. Confira!

Algumas dicas para ajudar na gestão de clínica odontológica

A primeira impressão é a que fica

Quando um paciente chega no consultório, ele avalia sua experiência com base em todos os aspectos da visita: um atendimento amável e na hora certa, um ambiente organizado e confortável. Portanto, as ações de gestão da clínica odontológica precisam englobar o ambiente e também os funcionários, com treinamento e capacitação.

Gerencie a agenda

Uma agenda eficiente é essencial para manter os atendimentos organizados, acabando com os erros e diminuindo imprevistos. Além disso, tendo uma visão clara da sua rotina, é possível otimizar o tempo das consultas e atender com qualidade o maior número de pacientes. 

Uma dica importante é fazer contato com o paciente alguns dias antes da consulta. Essa é uma das melhores formas de evitar atrasos e esquecimentos.

Da mesma forma, você pode utilizar um sistema de gerenciamento de clínicas e consultórios odontológicos, que tenha uma agenda digital. Ao mesmo tempo que organizam os agendamentos, esses sistemas possuem ferramentas como: prontuários digitais, cadastro de pacientes, backup de dados, entre outras funções. O OdontoPlus é um deles, ele faz a gestão de clínicas odontológicas com precisão.

Otimize o estoque

Crie um calendário de revisões do seu estoque. Fazer a contagem dos seus produtos com frequência permite que você trabalhe com informações mais exatas e evite surpresas. Além disso, poderá antecipar ou adiar compras. Isso fará com que trabalhe com um estoque mínimo e garantir um fluxo de caixa mais equilibrado.

Muitos produtos têm data de validade. Então, reserve um tempo para verificar a data em todos os produtos do seu estoque. Antes de mais nada, coloque na frente os que estão mais perto de vencer.

Controle as finanças

Uma medida importante é ter controle das finanças. Você deve conhecer todos os gastos e valores de entrada. Da mesma forma, deve ficar de olho no faturamento e analisar se os preços dos serviços estão corretos.

Essa não é uma atividade complicada, mas é preciso se organizar e ter disciplina. O controle financeiro pode ser feito por planilhas, mas, atualmente, existem sistemas de gestão que facilitam esse processo e diminuem os erros.

A rotina de organização deve ser um hábito

Organizar deve ser uma ação diária. Portanto, determine os processos e rotinas de forma que sejam feitos de forma simples. Assim fica mais fácil manter tudo em ordem.

Separe um tempo para cuidar da organização do seu consultório. Uma dica é ter uma lista de todas as atividades e escolher um dia da semana para revisar tudo.

Conte com a ajuda de um software

Os sistemas de gestão de clínica odontológica permitem ter o controle do atendimento clínico e do agendamento de consultas.

Além disso, é possível ter fácil acesso às informações de pacientes, cadastros, e etc.

Finalmente, contar com um software de confiança pode fazer toda a diferença.

Conheça o OdontoPlus, nosso sistema de gerenciamento de clínicas e consultórios odontológicos. Ele tem várias funções para que a gestão seja mais eficiente.

Este post foi feito para a NetSource pela A&P Web

Posts Relacionados