N E T S O U R C E

Carregando

O que são TICs

As TICs (Tecnologias da informação e da comunicação) já são essenciais para o funcionamento das empresas de sucesso. Quase não se vê mais gestores utilizando planilhas de papel e agendas físicas. Todo funcionamento do negócio gira em torno das redes e programas de computador, tablets ou aplicativos. 

Mas o que são e qual o real impacto das tecnologias da informação e da comunicação nas empresas? Organização, rapidez na execução das atividades, padronização nos processos e rotinas de gerenciamento. Estes são benefícios fundamentais para o desempenho de um projeto. 

O mercado tecnológico faz um trabalho contínuo. Sempre se abastece de soluções rápidas e eficientes para, dessa forma, ajudar as empresas a vencerem desafios e se estabelecerem em seus nichos. Ao gestor, cabe a busca e identificação dessas soluções ou produtos, colocá-los em prática e então trazer qualidade e produtividade ao seu trabalho.

Afinal, o que são TICs?

As TICs (Tecnologias da informação e da comunicação) são o conjunto de recursos tecnológicos. Ao trabalharem em sintonia, solucionam questões de comunicação em diferentes áreas e setores dos negócios. Estão diretamente associadas ao desenvolvimento de hardwares e softwares.

Assim, um programa computadorizado pode realizar tarefas importantes. Por exemplo, controle de estoque, banco de horas, controle de pagamentos, entre outros. Tarefas que exigem tempo e dedicação, se são feitas manualmente, mas quando executadas por um sistema, são solucionadas rapidamente. Resultado da inteligência digital. 

São exemplos de TICs:

  • Na indústria, são pensadas no sentido de soluções de automação;
  • No comércio, são as ferramentas integradas de gestão;
  • Na fintech (empresas que oferecem serviços financeiros pela internet), propõem segurança para lidar com o Big Data gerado a todo momento.

Em todos os casos, as tecnologias de informação e comunicação trazem mais comodidade aos gestores e clientes. Além disso, garantem assertividade e segurança com que o processo é realizado.

Entenda os efeitos das TICs no gerenciamento de negócios

A chegada do celular na sua vida trouxe muitas facilidades. Mas a inserção de um software em um organismo complexo, setorizado, que exige soluções rápidas e sensíveis a falhas, é um investimento e tanto!

Listamos algumas melhorias que a tecnologia permite realizar em uma empresa:

  • Maior eficiência na gestão;
  • Reduzir custos da empresa;
  • Agilidade no contato com clientes e fornecedores;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora na tomada de decisões.

Portanto, dá para entender que, hoje em dia, o uso da tecnologia nas empresas é fundamental. Pode-se dizer que as TICs são elementos-chave para o crescimento do negócio. O mercado é muito competitivo e todo investimento é pouco para se manter no topo.

Conheça nossos produtos e serviços

Mas se sua empresa ainda não se modernizou, não se preocupe. Ainda há tempo! A Netsource fornece soluções criativas, completas e de alta tecnologia voltadas para o mercado de engenharia. Destacamos, especialmente, o Project Union, software para gestão de projetos. Navegue pelo nosso site e conheça nossos produtos

Posts Relacionados