N E T S O U R C E

Carregando

Gestão de custos - confira dicas importantes sobre como fazer

Nada como chegar ao final de um projeto sem ter estourado o orçamento, não é mesmo? Essa tranquilidade só pode ser proporcionada por uma boa gestão de custos. Mas mesmo em caso de imprevistos, se tiver feito o planejamento adequado, não haverá sustos.

Ao ler esse artigo, você saberá o que é e como se faz uma gestão de custos de um projeto. Considerada “uma pedra no sapato” por muitos gerentes de projeto, entretanto, é peça fundamental para o sucesso final do projeto.  

Administrar e controlar os gastos proporcionam ao profissional o conhecimento do quanto foi investido e, por consequência, o retorno esperado. Mas mesmo com tantas vantagens, muitas empresas ainda não valorizam essa etapa e acabam desperdiçando a chance de ter as respostas para os seus principais problemas e até mesmo de abrir oportunidades.

Vamos entender em primeiro lugar o que é, afinal, gestão de custos. Confira a seguir. 

O que é gestão de custos?

Chamamos de “custo” todos os investimentos que a empresa precisa fazer para realizar as suas atividades. Dessa forma, vai desde a criação de um produto e até a oferta de um serviço, nada pode ficar de fora. Veja alguns dos custos, por exemplo:

  • Insumos
  • Energia elétrica
  • Transporte
  • Mão de obra
  • Equipamentos, etc.

É fundamental saber o quanto do orçamento se destina para garantir esses recursos. Sendo assim, a contabilidade de custos é uma ferramenta estratégica para a gestão, já que ela traz informações valiosas sobre a saúde financeira da empresa. 

Dessa forma, o sucesso desse trabalho interfere diretamente nos resultados. Pode aumentar a produtividade e o faturamento, porque permite estabelecer preços com margens de lucro maiores. E pode ir além. O detalhado controle dos custos permite aos líderes visualizarem quais os produtos têm mais valor agregado, podendo assim venderem a um preço maior.

Agora que você já entendeu o que é a gestão de custos e o impacto dela no faturamento da empresa, chegou a hora de aprender a fazer um gerenciamento correto. Vamos lá?

Como fazer a gestão de custos de um projeto?

A execução de uma gestão pode ser dividida em 4 etapas. Confira:

  1. Planejar o gerenciamento de custos. É o momento de definir o que será preciso para o desenvolvimento do projeto. Isso inclui a quantidade de trabalhadores, a qualificação necessária dos profissionais, os equipamentos e os materiais essenciais para a execução de cada atividade e os quais os recursos disponíveis.
  2. Estimar custos. Deve fazer um mapeamento dos recursos que serão necessários, considerando a qualidade e o maior custo benefício de acordo com as especificações do projeto. Com isso, os gestores poderão analisar as alternativas para economizar determinados custos. 
  3. Determinar o orçamento. Aqui se faz a escolha dos fornecedores, define o melhor preço considerando a qualidade desejada pelo cliente, coleta os valores totais para realizar cada etapa e submete todas as escolhas a análise das partes interessadas. Com isso, será possível saber o custo exato do projeto e possibilitar que a empresa tome as medidas necessárias para conseguir concluir o projeto.
  4. Controlar custos. É preciso documentar e rastrear todos os gastos para que eles não ultrapassem o orçamento previsto. Essa etapa é voltada também para analisar as solicitações de mudanças no orçamento, verificar a viabilidade econômica, a real necessidade dos serviços e determinar se há recursos disponíveis.

Conclusão

Embora trabalhosa, a gestão de custos de uma empresa é muito necessária. A partir dela, o gestor passa a conhecer bem a empresa, e saberá administrar melhor os custos. Aproveite tudo que foi explicado nessa leitura e bom trabalho.

Posts Relacionados