Não há mais motivos para trabalhar com “achismo”, intuição ou feeling, já que a utilização de dados pode conduzir o seu negócio ao sucesso. Uma das possibilidades para usar os dados a seu favor é conhecida como Business Intelligence, ou, simplesmente, “BI”.
Sabemos como a competitividade do mercado pode tirar o seu sono. Por isso, vamos explicar como a BI oferece apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de captação de dados. Se quiser saber mais sobre esse assunto, é só continuar lendo!
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados, que não significam muito sozinhos, em informações essenciais para uma boa gestão. Esse conjunto de técnicas e ferramentas oferece suporte à tomada de decisões e ao monitoramento de resultados da empresa.
BI é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. Dessa forma, o seu objetivo principal é auxiliar na interpretação e análise de dados para identificar oportunidades e/ou riscos.
Como funciona a Business Intelligence?
A informação por si só não gera nenhum valor para as organizações. Um dos principais pontos de destaque do BI é que a sua coleta de dados agrega novos pontos de vista e aplicações de estratégias na prática, em empresas de diversos segmentos.
Ao captar os dados, as informações adquiridas serão gravadas no seu sistema de gestão. Este permitirá trabalhar com uma grande massa de dados sem perder o desempenho. Embora possa parecer complexo à primeira vista, o processo de BI é dividido em etapas: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de dados.
Quais os benefícios da BI para a sua empresa?
As ferramentas de business intelligence oferecem inúmeras vantagens, tais como a descoberta de oportunidades de negócios, identificação de custos sobressalentes, reações rápidas às demandas do mercado, otimização de preços, etc. Além disso, podem auxiliar na identificação de tendências de consumo e de mudanças de comportamento do seu público-alvo, possibilitando o alinhamento da estratégia do seu negócio.
Portanto, você poderá fazer uma melhor gestão das informações, definir metas com segurança e conquistar vantagem competitiva em sua área de atuação.