Pular para o conteúdo

Como a pandemia acelerou a transformação digital das empresas e mudou a gestão de negócios

Antes da pandemia do novo coronavírus, as novas tecnologias de informação e comunicação já faziam parte da rotina de várias empresas. Já se sabia que quem não aderisse à transformação digital, com o tempo, ficaria para trás. O que ninguém esperava era que, da noite para o dia, o uso desses recursos se tornaria uma questão de sobrevivência, algo fundamental para manter o funcionamento da empresa.

Foi o que aconteceu quando o comércio e os escritórios, por exemplo, tiveram que fechar as portas e as pessoas passaram a trabalhar de casa. Logo de cara, as empresas que já eram digitais se deram bem e saíram na frente. Mas muitas outras, que viam a adoção de novas tecnologias como algo que até poderia ser feito, mas no futuro, perceberam que era preciso acelerar esse processo. Foi então que os serviços “na nuvem” ganharam ainda mais força e se tornaram um caminho sem volta.

Computação na nuvem e organização empresarial

Se você trabalha com gestão de negócios e sua empresa conseguiu sobreviver à pandemia, provavelmente foi porque você já usava ou adotou a computação em nuvem. Caso contrário, ou sua empresa não aguentou esse período de crise, ou você precisa mudar com urgência para não ficar atrás da concorrência.

Para quem ainda não sabe do que se trata, a computação em nuvem consiste em não depender mais do computador do local físico para trabalhar. Todos os dados e sistemas da empresa são armazenados em uma plataforma de comunicação na internet e podem ser acessados de qualquer lugar. Tecnologias assim foram fundamentais para a implementação do sistema de home office. Este que, aliás, será mantido por várias empresas depois da pandemia. Mas se você acha que a sua empresa não precisa disso, saiba que os benefícios de migrar para o digital vão muito além. E, com o tempo, será impossível fugir disso.

Benefícios da transformação digital

As vantagens da adoção das novas tecnologias de comunicação e informação para uma organização empresarial são muitas. Principalmente, porque geram economia de tempo e dinheiro. Abaixo, listamos alguns benefícios de migrar a sua empresa do analógico para o digital e apostar na computação em nuvem:

Flexibilidade e mobilidade

É o primeiro benefício que vem à cabeça de muitas pessoas. O recurso permite trabalhar a qualquer hora, de qualquer lugar, o que não é bom apenas para o funcionário e a empresa, mas também para o cliente. Até porque o consumidor está cada vez mais digital e apressado, exigindo que seu problema seja resolvido na hora.

Capacidade de armazenamento

A internet gera uma quantidade de dados quase infinita, que são usados pelas empresas para entender o cliente e conhecer melhor seus hábitos de consumo. Com tanta informação disponível, o HD do computador ou a estrutura de redes muitas vezes não são suficientes. Algo que não acontece com a computação em nuvem.

Redução dos custos

Esse benefício está diretamente ligado ao item anterior. É claro que há um investimento para migrar suas informações para a nuvem. Mas o custo tende a ser menor do que a manutenção da estrutura física de armazenamento da empresa, sem falar nos gastos para ampliá-la, quando ele se torna insuficiente.

Automação

Ao adotar um sistema digital de armazenamento e manuseio de dados, várias ações podem ser feitas de maneira automática pelo próprio sistema. O que libera o colaborador para atuar em funções nas quais ele é mais útil.

Segurança

Essa é, sem dúvida, uma das principais vantagens. Primeiro, porque os dados armazenados pela empresa não se perdem ou ficam indisponíveis se houver um problema na rede ou nos computadores da empresa. Segundo, porque os serviços de nuvem contam com sistemas bastante eficientes de proteção contra ataques virtuais, por exemplo. Sem esquecer que, se os dados da sua empresa ou de seus clientes caíram nas mãos de criminosos, o prejuízo pode ser grande.

Ou seja, ficou mais do que claro que, se você não aproveitou a pandemia para promover a transformação digital na sua empresa, é preciso correr.

A gestão de negócios digital: por onde começar

Por fim, a principal dica para quem pensa em adotar as novas tecnologias de informação e comunicação para a empresa é conversar com quem entende. Por mais que seja certo que todas as companhias precisam se digitalizar, cada uma tem características e demandas específicas. Sem contar que há uma infinidade de recursos disponíveis que precisam ser analisados.Hoje em dia, há sistemas que permitem fazer desde o controle e o gerenciamento de impressão, para reduzir os gastos com tinta e papel, até softwares de gestão que reúnem todas as informações da empresa em um único lugar. E, com a computação em nuvem, o leque de opções aumenta ainda mais. Quer colocar sua empresa de vez no mundo digital? A Netsource pode te ajudar.