A atualização tecnológica é cada vez mais necessária à medida que os mercados vão se tornando mais competitivos, torna-se necessário criar soluções que ajudem a otimizar os processos e fazer com que as empresas se destaquem dos seus concorrentes,  atraindo e retendo um número cada vez maior de clientes.

Investimento em tecnologia e a otimização de processos:

Automação – O investimento em tecnologia proporciona a automação dos processos, muitas rotinas passam a ser executadas de forma automática, necessitando de uma menor intervenção humana. O que se torna ainda mais relevante quando se utiliza uma ferramenta integrada, que compartilhe informações diretamente pelo seu sistema.

Diminuição de retrabalhos – Através da automação as chances de erros e retrabalhos durante a execução dos processos é consideravelmente reduzida, gerando um automático aumento de produtividade.

Agilidade – Os sistemas realizam algumas tarefas automaticamente, o que gera um aumento da agilidade na execução dos processos.

Estratégia – O ganho de tempo através da automatização de processos, permite mais tempo para o enfoque na elaboração  de soluções que agreguem mais valor aos resultados.

Qualidade – Os sistemas que permitem a geração de relatórios possibilitam ao gestor uma melhor compreensão dos resultados obtidos, além de auxiliar em uma tomada de decisão. Permite identificar falhas e quais ações precisam ser implementadas para correção.

A relação entre a atualização tecnológica e a vantagem competitiva

Uma vez que a competitividade é a capacidade que uma empresa tem de agregar mais valor ao seu produto frente aos seus clientes e se destacar dos concorrentes, o valor é o diferencial que seus produtos e serviços possuem.

E desta forma, a otimização de atividades através da atualização tecnológica proporciona aumento da qualidade dos processos, fatores que são determinantes para a criação de valor.