Gestão de Negócios

O que é ROI e por que ele é importante em um mercado competitivo?

Para que uma empresa continue competitiva no mercado é necessário investir em diversas ferramentas, como campanhas de marketing e novas tecnologias. Mas como saber qual realmente tem gerado retorno financeiro? Para isso, é preciso entender o que é ROI e conhecer sua aplicação no âmbito organizacional da gestão de negócios.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vamos explicar com clareza o que é o ROI e dar exemplos práticos de como aplicá-lo. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Afinal, o que é ROI?

Para que uma empresa possa sobreviver e crescer no mercado, deve saber atuar de forma estratégica e com base em métricas reais. Por isso, é cada vez mais comum a utilização dos indicadores-chave de desempenho, mais especialmente o ROI.

Esse acrônimo vem do inglês e significa “Return On Investment” ou “Retorno do Investimento”. Grosso modo, busca analisar a relação entre o valor financeiro investido em determinado projeto e o que foi ganho. Também é utilizado para fazer projeções financeiras.

Isso é feito para verificar a eficácia dos investimentos, saber se estão atendendo às expectativas iniciais do gestor. Ele também contribui para classificar os investimentos mais favoráveis à empresa e que, portanto, merecem mais atenção.

Como utilizá-lo dentro da empresa

A fórmula do ROI é muito simples, mas é importante que o gestor tenha atenção e consiga os dados necessários para compô-la. São dois principais: o valor inicialmente investido e o retorno financeiro obtido com isso. Veja agora como calcular:

ROI (em %) = (retorno obtido – valor investido) / valor investido x 100

Para ficar mais claro, imagine que desenvolveu um aplicativo mobile para otimizar seu relacionamento com os clientes no valor de R$8 mil. Com um melhor relacionamento e mais vendas, verificou um retorno financeiro de R$10 mil, ainda no primeiro mês. Ao aplicar a fórmula acima descrita, verificará um ROI de 25% do valor inicial.

Se o objetivo for trabalhar uma projeção de ROI, é indicado que utilize uma perspectiva de retorno otimista, uma neutra e outra pessimista. Desse modo, é possível avaliar o ROI em cenários mercadológicos diferentes, tornando a projeção mais realista.

Qual a importância do ROI para a empresa

São muitos os benefícios de medir o retorno dos investimentos. Além dos que já foram citados, é possível destacar: a otimização da solidez da companhia, a tomada de decisões assertivas e um maior protagonismo do setor financeiro.

Para Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, só se pode gerenciar o que se pode medir. A partir dessa premissa, é possível afirmar que acompanhar o ROI também contribui para garantir uma exímia gestão, focada em resultados reais.

Tudo isso contribui para construir um empreendimento próspero, capaz de se destacar da concorrência e, por consequência, crescer no mercado. Não há um valor de ROI ideal, isso varia de acordo com cada investimento. Nesse caso, quanto mais, melhor.

Agora que está por dentro do assunto e entende o que é ROI e sua importância para a empresa, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post: planejamento financeiro: aprenda como fazer o da sua empresa.