02abr/17

Como o BI ajuda no gerenciamento de projetos?

Abreviado como BI, o Business Intelligence é o processo de coleta, análise, organização e manipulação de dados úteis ao negócio. Uma combinação de ferramentas, técnicas, bancos de dados e arquiteturas que transformam dados em informação digerível para ser utilizada pela empresa — no gerenciamento de projetos, padroniza e facilita rotinas de gestão e otimiza muitos processos.

Muito usado também em setores de vendas e inovação, o monitoramento de dados constantes é especialmente útil para dar escopo a novos projetos e monitorar a fase de execução. Neste artigo vamos detalhar como o BI pode aprimorar seu gerenciamento de projetos.
Tomada de decisões com BI

Informação é essencial para a tomada de decisões em projetos — dados podem reforçar escolhas do gerente de projetos ou direcioná-lo para rumos melhores. É sempre melhor confiar em métricas e números do que apenas na intuição.

O mesmo vale para quando as decisões devem ser tomadas em votação ou unanimidade — nada mais eficiente para eliminar debates eternos que números provando fatos. Portanto, a Business Intelligence aplicada ao gerenciamento de projetos é uma ferramenta que agiliza o processo de tomada de decisões e, ao mesmo tempo, assegura resultados mais eficazes.
Definição de escopo no gerenciamento de projetos

A aplicação do BI pode facilitar todas as etapas do gerenciamento de escopo dentro de um projeto. Com dados coletados e transformados em informação útil fica mais fácil descobrir as necessidades das partes interessadas (stakeholders) e coletar requisitos realmente valiosos, que mais tarde farão parte da Estrutura Analítica de Projetos (EAP).

O uso de Business Intelligence também facilita as etapas de validação do escopo — um dos maiores desafios no gerenciamento de projetos. Em vez de trabalhar com hipóteses subjetivas, o gerente de projetos pode encontrar suas respostas em estatísticas organizadas, garantindo uma EAP mais precisa e adequada.
Mapeamento de riscos mais seguro

Em qualquer projeto é preciso elaborar um mapa de riscos para entender as incertezas e oportunidades que podem acontecer durante a fase de execução. Normalmente, esse processo é feito com premissas e entrevistas com especialistas e stakeholders — a chamada análise qualitativa.

Mas com uma aplicação eficiente da BI é possível ir além da subjetiva análise qualitativa. Dados e informações avançadas permitem que seja feita a análise quantitativa, que é mais precisa e valiosíssima em projetos de alta complexidade.
Monitoramento mais preciso e controle de despesas

Durante a execução do projeto é necessário que o gestor acompanhe todo o trabalho para assegurar que o plano está sendo seguido. Ao mesmo tempo, é preciso direcionar recursos e controlar as despesas, de acordo com o que foi pensado na fase de planejamento. Muitas vezes, são tantas responsabilidades, que fica difícil avaliar tudo com a minuciosidade adequada.

Nesses momentos, o uso da Business Intelligence pode facilitar a visão dos recursos disponíveis e exatamente como eles são utilizados.

As informações digeridas, nas mãos de um bom especialista em gerenciamento de projetos, podem ser transformadas em ações afirmativas precisas, como reforçar políticas de economia entre os colaboradores ou buscar mais recursos para o projeto antes que eles sejam exauridos.

Já sabe como utilizar o Business Intelligence como ferramenta de apoio ao gerenciamento de projetos na sua empresa? Aproveite então para entrar em contato com a gente e conhecer soluções completas que integram BI facilmente aos projetos.

16jul/16

Novidades No Portal Union

O Portal de Projetos do Project Union está de cara nova e com muitas novidades para você.

Novidades da versão:
– Apontamentos de horas no Portal Union: Agora ficou muito mais fácil controlar as horas de pessoal de campo, foi disponibilizado o apontamento de horas via Porta Union, permitindo que as horas sejam apontadas de qualquer lugar.

– Apontamentos de horas no Portal Union: O apontamento de horas no Portal Union conta também com a ferramenta de gráfico, o que facilita o controle de horas pelo usuário.

– Novos Layouts: As telas de tramitação, mensagem, pendencia e upload estão com novo layout deixando mais claro a visualização dos dados e facilitando a interação do usuário.

10abr/16

Bem-vindo

Bem-vindo a NetSource.

A Netsource é uma empresa de Tecnologia que fornece soluções criativas, completas e de alta tecnologia para o mercado de Engenharia de Projetos e Automação Comercial além de Sistemas Empresariais sob medida, desenvolvidos sob as melhores técnicas e ferramentas disponíveis no mercado.