As tecnologias mudaram a forma como as empresas e as pessoas interagem entre si em nossa sociedade. Com o passar dos anos, novas formas de comunicação e negociação foram criadas, trazendo vários benefícios para quem as utiliza.

Em meio a esse cenário, um gestor empresarial precisa conhecer seus projetos, a fim de aplicar as melhores ferramentas e estratégias existentes no mercado. Então, softwares como o excel e as ferramentas de BI são importantes pilares do sucesso de uma empresa.

Porém, antes de tomar qualquer atitude em sua gestão e evitar escolhas equivocadas, você deve conhecer as fragilidades e potencialidades de cada uma dessas opções.

No nosso post de hoje, tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue sua leitura e aproveite!

Quais são as limitações do excel

Durante muitos anos, o excel foi uma importante ferramenta na atuação de uma empresa. Com a popularização dos computadores, qualquer pessoa podia compilar e analisar dados usando esse software.

Entretanto, à medida que o mercado torna-se mais exigente e o grau de complexidade de uma empresa aumenta, o excel limita o campo de visão de um empreendedor.

Isso acontece porque com ele é possível analisar apenas dados isolados e, como todo processo produtivo é altamente interligado e dependente de vários fatores, o sucesso de uma gestão pode ser colocado em risco.

Além disso, a falta de segurança é outro problema muito recorrente para quem o utiliza.

As informações de uma empresa devem ser acessadas apenas por quem realmente interessar e a restrição de conteúdo estratégico é crucial para a sua performance.

Então, como o excel, infelizmente, permite o acesso de todos às suas planilhas, ele deve ser usado com muita cautela.

Outro problema é a existência de vários arquivos e versões para um mesmo documento. Como em uma empresa o cenário pode mudar quando menos se espera, as atualizações em suas planilhas podem ser defasadas e feitas no momento errado.

Assim, se alguma decisão for baseada em informações incorretas, todo o trabalho realizado em uma gestão pode ser jogado fora.

Quais são os benefícios das ferramentas de BI

Visando aprimorar as atividades de uma empresa, as ferramentas de BI foram criadas e estão revolucionando o mercado.

Como dito anteriormente, para que os resultados positivos sejam alcançados, o líder de uma empresa precisa atuar de maneira correta e fundamentar suas soluções em informações concretas e sólidas.

Isso só pode acontecer com uma análise de dados eficiente e que leve em consideração todos os parâmetros e indicadores de seu negócio. Então, as ferramentas de BI facilitam o acesso instantâneo a todos os dados que forem necessários.

Com informações mais confiáveis, o dinamismo e a automatização dos processos são favorecidos, fazendo com que o retrabalho diminua e a produtividade aumente.

Ademais, também é possível acompanhar de perto a evolução das atividades e solucionar problemas com mais facilidade e efetividade.

A rotina de trabalho de um diretor empresarial é muito corrida e exigente. Com isso, para alcançar seus objetivos e tomar melhores decisões, esse profissional precisa alocar melhor os recursos e utilizar as ferramentas de BI em sua gestão.

Como consequência disso, é possível superar as fragilidades do excel e potencializar o crescimento do negócio.

Agora, entre em contato com a nossa empresa e encontre as soluções completas em tecnologia que você tanto procura!