Possuir um canal de comunicação entre a marca e o cliente é muito importante. E o diálogo entre a organização e seus colaboradores é tão relevante quanto. Para isso, é preciso otimizar a troca de informações, criando estratégias para melhorar a comunicação interna da empresa.

A comunicação interna é responsável por manter o corpo de funcionários unido e engajado, reduzir erros por falta de informação e facilitar a evolução organizacional da empresa. Quando ocorre plenamente, melhora o trabalho em equipe, a produtividade e o avanço de todos os setores.

Muitos gestores acreditam que isso requer investimentos em ferramentas caras. Porém, estamos aqui para te contar que é possível otimizar a comunicação interna na sua empresa por meio de medidas bem simples.

Continue conosco neste post e confira!

1. Tenha um local para divulgação centralizada de informações oficiais

As informações dispersas tornam-se inacessíveis e, muitas vezes, é necessário que sejam passada de pessoa a pessoa para que todos tenham acesso. Isso, além de desperdiçar tempo, aumenta a possibilidade de ruídos na comunicação.

O melhor a se fazer é buscar um meio de comunicação central para informações oficiais e garantir o seu acesso facilitado a todos os colaboradores da maneira mais clara possível.

Isso pode ser feito por meio de mural físico ou virtual, uma newsletter ou qualquer tipo de plataforma que permita a efetiva comunicação. Basta que seja um meio utilizado somente para informes oficiais.

2. Mantenha um canal de comunicação aberto para ouvir os funcionários

É de suma importância que os gestores ouçam também seus funcionários. Essa interação permite que haja troca de ideias que serão aproveitadas nos processos da empresa. Além disso, é um bom momento para obter feedbacks, criar vínculos e certificar-se de que as informações transmitidas estão sendo compreendidas.

O trabalhador que é ouvido e incluído no processo organizacional da empresa sente-se ativo, importante e valorizado, aumentando o engajamento e a produtividade.

Certifique-se de que o meio de comunicação oficial escolhido abra espaço para um diálogo e sempre mantenha esse canal aberto, não só no quadro oficial como também em reuniões e situações informais. O bom gestor deve sempre prezar pela satisfação dos colaboradores.

3. Reduza ao máximo o ruído de comunicação

O ruído de comunicação acontece quando uma pessoa recebe uma informação e não a assimila, ou o faz de maneira incorreta. Ao fim, a informação será repassada de forma totalmente distorcida e errada, podendo gerar desconforto, fofocas e desentendimentos e prejudicando o clima do ambiente de trabalho.

Todas as informações que forem divulgadas devem ser estruturadas da melhor maneira possível. Se for uma informação transmitida por via oral, é preferível que você procure a pessoa de interesse. Caso haja suspeita de ruído, emita uma nota para esclarecer qualquer mal-entendido.

4. Utilize agendas compartilhadas

Muitas plataformas oferecem o uso de agendas virtuais compartilhadas. Elas permitem que as equipes troquem informações diretamente e que todos estejam por dentro das novidades e compromissos nos projetos com os quais estão envolvidos. Isso ajuda a agilizar processos ou saber onde o gestor está, em um caso emergencial.

5. Marque reuniões periodicamente e planeje eventos fora da empresa

É evidente para uma empresa de qualquer porte a importância de reuniões corporativas periódicas. O objetivo é manter todos atualizados e também manter o diálogo. Certifique-se de fixar no local de divulgação oficial um horário semanal reservado para essas reuniões, que devem ser objetivas e com pauta definida.

Para além das reuniões corporativas, planejar reuniões informais e eventos externos é excelente para criar vínculos e conhecer os trabalhadores. Dessa forma, a comunicação terá muito mais fluidez e será criado um ambiente de convívio melhor. Planeje eventos, festas, happy hour, etc.

Com essas dicas você será capaz de melhorar a comunicação interna da empresa que você dirige. Se você gostou do post e tem mais dicas para adicionar à nossa lista, deixe seu comentário!

Receba mais novidade da Netsource