Empreendedores e gestores em geral estão sempre às voltas com as seguintes questões: o que fazer para atrair os melhores talentos, mantê-los e oferecer incentivos para funcionários, de modo a aumentar a produtividade da equipe? É natural que todos desejem colaboradores habilidosos, capacitados e versáteis.

A fim de engajar seus funcionários na realização dos objetivos estratégicos de sua organização, ao longo deste artigo mostramos 4 excelentes métodos para incentivá-los e mantê-los motivados em aumentar a produtividade e gerar benefícios para a sua empresa. Boa leitura!

1. Recompense as boas ideias

Os funcionários, em geral, adoram receber bônus. Estes, por sua vez, podem vir em muitas formas. Você deve encontrar, de acordo com as características e especificidades de seus colaboradores, a melhor maneira de incentivar a troca de ideias e dar a todos uma oportunidade igual de contribuir para o sucesso da empresa.

Estimule os funcionários a propor uma ideia totalmente desenvolvida (com processos) que ajudaria a melhorar o negócio. Seus companheiros de trabalho poderiam, por exemplo, votar no conceito criado. Se for aceita e implementada, recompense financeiramente os funcionários responsáveis pela criação.

2. Flexibilize os horários de trabalho

Nem todo colaborador prospera em horários de trabalho rígidos. Se possível, tente substituir a jornada tradicional de 8 horas seguidas com intervalo fixo para almoço por uma agenda de tarefas a serem realizadas dentro de um espaço de tempo definido. Em seguida, deixe seus funcionários descobrirem o melhor ritmo para cumprir as atividades.

Algumas empresas adotam a estratégia de organizar o processo de trabalho sobre tarefas a realizar, em vez de manter os funcionários trabalhando por 8 horas, independentemente se completaram ou não as atividades devidas.

Dessa forma, você estará incentivando seus funcionários com a possibilidade de voltar mais cedo para casa e com o senso de realização advindo da consciência de ter feito um bom trabalho.

3. Não se limite ao dinheiro

A despeito do fato de todos apreciarem receber aumentos e recompensas financeiras, alguns estudos têm demonstrado que o dinheiro não é o principal elemento motivador para o moral dos funcionários.

De acordo com a Dra. Larina Kase, psicóloga especializada no mundo dos negócios e autora do best-seller internacional “The Confident Leader”, o dinheiro pode deixar os funcionários infelizes se eles julgarem que não foram suficientemente compensados por seus esforços. Portanto, um bom ambiente de trabalho e o reconhecimento de suas habilidades tende a ser um incentivo mais eficaz para os funcionários.

4. Institucionalize seus incentivos para funcionários

Embora seja ótimo incentivar seus funcionários de forma exclusiva e pessoal, também é importante não oferecer demasiadas regalias únicas. Incentivos eventuais são ineficientes e podem criar confusão entre seus colaboradores.

É por isso que você deve criar uma estrutura de incentivos em torno a metas transparentes. Por exemplo, uma boa ideia é oferecer dias de folga flexíveis para que os colaboradores tenham a opção de quando usá-los.

Oferecer incentivos para os funcionários não apenas eleva o moral de sua equipe, mas também contribui para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.

Gostou do artigo? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais e mostre aos seus contatos que você procura por formas inovadoras de incentivar seus funcionários!

Receba mais novidades da Netsource